17 de dezembro de 2010

O Mercado de Moda no Brasil


* Por Thais Losso, estilista.
 
Depois de um bom tempo atuando no mercado de moda, é inevitável perceber que muitas pessoas de dentro e de fora dele se sentem atraídas por seu lado glamouroso: ir a desfiles, a festas luxuosas, ver celebridades na passarela, ferver ao lado de gente descolada que sai em revistas e sites, estar entre modelos,  e outras cositas más que atraem a maioria dos mortais. Não quero estabelecer aqui se isso é certo ou errado. Vamos evitar julgamentos de valor, até porque ninguém é dono da verdade.  O que vale a pena levantar é que esse é apenas um dos lados do mercado da moda, que precisa instigar o público consumidor passando uma imagem vencedora, ligada a estética do que é considerado belo pelos profissionais do setor.

Mas moda não é só isso. A badalação que você vê na mídia é a só a pontinha de um iceberg que envolve dezenas de milhares de indústrias, centenas de milhares de prestadores de serviços e milhões de consumidores finais. O mercado de moda brasileiro é formado em 99% por uma massa de gente anônima que participa de toda a cadeia de produção e distribuição em todo o território nacional. É a tiazinha que faz rendas e bordados no Nordeste, é o comerciante do Brás e do Bom Retiro em São Paulo, é a pequena facção no Sul, é a sacoleira do Centro-Oeste que abastece sua comunidade, enfim, existe um lado bem menos badalado e glamouroso, que quase não aparece na mídia, mas que tem um peso enorme quando os orgãos públicos e as empresas de estatística levantam os dados do setor.

E o mercado da moda brasileiro tem crescido de uma forma sólida, graças ao trabalho incansável desses 99% de anônimos e do 1% de badalados. Pesquisei, pesquisei, mas só encontrei dados de 2007. Se alguém tiver números mais recentes, por favor, deixe-os nos comentários desse post pra galera ver. Os dados abaixo são da ABIT.

  • O faturamento estimado da Cadeia Têxtil e de Confecção em 2007 foi de US$ 34,6 bilhões (+ 4,85% em relação a 2006, que foi de US$ 33 bilhões)
  • Existem cerca de 30 mil empresas atuando no setor.
  • O setor emprega mais ou menos 1,65 milhões de pessoas, das quais 75%  são mulheres. Imagina se eles computassem os trabalhadores informais.
  • É o 2º. maior empregador da indústria de transformação e também o 2º maior gerador do primeiro emprego.
  • Exportações 2007: US$ 2,4 bilhões
  • Importações 2007: US$ 3 bilhões, principalmente da China
  • Representa 17,5% do PIB da Indústria de Transformação e cerca de 3,5% do PIB total do país.
  • Em 2005 o Brasil era o oitavo produtor do mundo em tecidos. Em 2007 passou a ser o sexto…
  • Somos o segundo maior produtor de denim do mundo.

Com o crescimento desse setor e todas as oportunidades decorrentes dele, o mercado tem se profissionalizado uma barbaridade e procurado se manter competitivo.  Novas faculdades e cursos têm aparecido, milhares de jovens ingressam no mercado de trabalho e tenho certeza que quando soubermos dos dados de 2008 e de 2009, mesmo com a recessão enorme que atingiu o nosso planetinha, vamos ver que apesar de todas as dificuldades externas e internas,  o setor tem feito a sua parte para gerar renda e empregos. E isso é bom pra quem é do mercado e bom pro Brasil.

http://thaislosso.com.br/blog/2010/01/06/a-mercado-de-moda-brasileiro/

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